18/08 | 10h às 12h - COM LANCHE
Evento GRATUITO.
Conteúdo:
-Minha primeira planta;
-Como cuidar de uma planta;
-Plantas e a nossa saúde.
A educação ambiental é um processo de aprendizagem que busca conscientizar as pessoas sobre questões relacionadas ao meio ambiente e promover atitudes, comportamentos e ações que contribuam para a preservação e sustentabilidade do planeta.
Ela envolve o entendimento das relações entre os seres humanos e o ambiente natural, incluindo o uso dos recursos naturais, o impacto das atividades humanas no ecossistema e a importância de proteger a biodiversidade.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL...
Conhecer como a natureza é bela, diversa e necessária.
Reforçar o quão importante a natureza é para nossa vida e para o planeta.
A importância de se preservar o que ainda temos, florestas, animais, rios!
Reconstruir, reflorestar, reintegrar, faz parte da educação ambiental e é dever de todos.
Preservação ambiental é a prática de proteger e manter os ecossistemas naturais, espécies, habitats e recursos ambientais em seu estado original, minimizando ou eliminando a interferência humana. O principal objetivo da preservação é assegurar que a natureza seja mantida em sua forma intacta e que os processos ecológicos naturais continuem a ocorrer sem a influência das atividades humanas.
A preservação ambiental difere da conservação ambiental. Enquanto a preservação busca manter áreas naturais inalteradas, a conservação permite o uso sustentável dos recursos naturais, promovendo o equilíbrio entre a exploração humana e a proteção ambiental.
A preservação ambiental pode incluir ações como:
Essas ações ajudam a manter a biodiversidade, proteger espécies ameaçadas, preservar paisagens naturais e garantir que as gerações futuras possam desfrutar de um ambiente saudável e sustentável.
Reflorestamento é o processo de plantio de árvores em áreas onde a cobertura florestal foi destruída ou degradada, seja por desmatamento, queimadas, atividades agrícolas, mineração, ou outras ações humanas. O objetivo do reflorestamento é restaurar ecossistemas florestais, melhorar a qualidade do solo, aumentar a biodiversidade, proteger recursos hídricos, e contribuir para a captura de dióxido de carbono, ajudando a mitigar as mudanças climáticas.
Existem diferentes tipos de reflorestamento: